GT FILOSOFIA E GÊNERO
CONTANDO MULHERES
USP
Projetos de Pesquisa, UNB
Coordenação: Silvana de Souza Ramos
O projeto visa investigar a presença de mulheres no curso de Filosofia na Universidade de São Paulo. O objetivo norteador da pesquisa é o levantamento de dados quantitativos e qualitativos referentes à entrada, evasão, trancamento e mobilidade acadêmica das mulheres no Departamento, para, a partir de uma análise conceitual e empírica da questão, formular hipóteses sobre a disparidade de gênero no curso, conjuntamente integrando os indicativos de raça e classe, desde a discência à docência. Ademais, comparando os resultados com os dados
quantitativos da Graduação e Pós-Graduação dos outros cursos da FFLCH. Nesse sentido, o intuito é discutir porque há tão poucas mulheres ocupando esse espaço.
Dado o pioneirismo da pesquisa na Faculdade de Filosofia da USP, Contando Mulheres é responsável por registrar e resgatar as experiências das mulheres que passaram ou ainda estão no Departamento, permitindo que sejam compartilhadas e debatidas, o que poderá promover a dissipação de parte dos sentimentos de solidão e invisibilidade, que acompanham-nas durante a vida acadêmica. Além disso, a estimativa após a obtenção dos dados e dos perfis traçados é de adquirir ferramentas acadêmicas e práticas, propondo formas de incentivar a entrada e a permanência de alunas no curso, trazendo a possibilidade de acolhimento para as estudantes. Dessa maneira, planejamos construir um trabalho que seja destinado não só à comunidade acadêmica, mas à população brasileira, propiciando discussão e visibilidade para a relação entre mulheres e a filosofia no país.
Bolsistas PUB (Programa Unificado de Bolsas da USP):
Ana Paula Belchior (Filosofia-FFLCH)
Luiza Garcia Lucio (Filosofia-FFLCH)Voluntários do PET (Programa de Educação Tutorial):
Bianca Moreira Sobreira (Filosofia-FFLCH)
Keli de Assumpção (Filosofia-FFLCH)
Nícollas Alessander (Filosofia-FFLCH)