Na próxima terça, dia 11 de agosto de 2020, 18h, Juliana de Moraes Monteiro convida Danielle Magalhães para uma conversa no instagram da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas sobre a filósofa italiana Silvia Federici.
A live abordará o tema do deslocamento das narrativas hegemônicas ocidentais a partir da obra da autora italiana Silvia Federici. Seguindo a proposição endereçada por ela em "Calibã e a bruxa" de que "o mundo precisa de uma sacudida", faremos uma conversa sobre como a domesticação do feminino e a construção do mito da feminilidade na modernidade permanece um processo inseparável do sistema capitalista, que se ergueu com base no apagamento cultural e linguístico da fala e da escrita de mulheres. Conversaremos também sobre o estatuto político da fofoca, tida como uma fala feminina desqualificada, e sobre a poesia contemporânea brasileira escrita por mulheres a fim de questionar as estruturas de exclusão da sociedade contemporânea. Silvia Federici é uma filósofa e militante da tradição feminista marxista autônoma. Foi co-fundadora do International Feminist Collective (Coletivo Internacional Feminista), participou da Wages for Housework Campaign ( Campanha por um salário para o trabalho doméstico). Nos anos 80, foi professora na Universidade de Port Harcourt na Nigéria e atualmente é professora emérita da Univerisade de Hofstra, em Nova York.
Juliana de Moraes Monteiro é doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Atualmente é bolsista de pós-doutorado Nota 10 da Faperj na UFRJ, sob a supervisão da professora Carla Rodrigues. Danielle Magalhães é doutora em Literatura pela UFRJ e autora do livro de poemas Quando o céu cair ( 7 Letras).
Comments