A dissertação "Conservar a vida e não temer a morte: filosofia prática na correspondência entre Descartes e Elizabeth" de Carmel da Silva Ramos, orientada pelo Prof. Dr. Ulysses Pinheiro, junto ao Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro acaba de receber a Menção Honrosa da Categoria Mestrado do Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico 2020.
Confira alguns dos pareceres recebidos por esse trabalho:
"A autora traça habilmente a inversão da tese praticamente sacramentada pela história da filosofia, segundo a qual a metafísica é o ponto alto da doutrina cartesiana. Diversamente, a autora mostra como a filosofia prática, a moral e a medicina podem desempenhar papel relevante, e, mais importante, como a correspondência com três mulheres (Elisabeth, Chanut e a Rainha Cristina), longe de ser secundária, pode ter sido decisiva para as elaborações teóricas de Descartes"
Maria Cecília de Almeida (UNB)
"A abordagem é inédita e foi desenvolvida com louvor. As ideias são expostas de forma consistente, se confrontando com a leitura habitual das pesquisas em torno da filosofia de Descartes"
Jovelina Ramos (UFPA)
"Falar de um autor clássico na Filosofia, já muito estudado e debatido, posicionar-se de maneira crítica frente a comentadores de peso e apresentar uma posição original em relação ao problema dá à dissertação um contorno próprio, de extrema relevância para os estudos atuais e futuros não apenas da metafísica e da vida prática, mas da própria História da Filosofia"
Ana Carolina Soliva (UFSCAR)
Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico: reconhecimento ao trabalho das mulheres na filosofia.
Comments