A tese "Norma e utopia: a transformação da Ética do Discurso na Teoria Crítica de Seyla Benhabib" de Ana Cláudia Lopes, orientada pela Profa. Dra. Yara Frateschi, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas acaba de receber a Menção Honrosa da Categoria Doutorado do Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico 2020.
Confira alguns dos pareceres recebidos por esse trabalho:
"Um trabalho teórico maduro, elegante e bem estruturado, que traz contribuições relevantes não apenas para aqueles que nutrem interesse por teoria crítica, mas para todos que buscam refletir sobre sua própria atividade crítica e filosófica, em particular em um contexto no qual a utopia parece se aproximar da norma e ficar cada vez mais
distante do concreto".
Nathalie Bressiani (UFABC)
"Existe atualmente uma crescente preocupação na comunidade cientifica e filosófica em
relação à dilemas éticos envolvendo, por exemplo, discursos supostamente técnicos, mas que acarretam discriminação e sofrimento para indivíduos e grupos de minorias. Nesse contexto, a tese de Ana Claudia Lopes traz contribuições significativas para a filosofia prática, em uma de suas tarefas de 'explicitar, problematizar e questionar os pressupostos implícitos dos debates da tradição'."
Maria Eunice Gonzalez (UNESP)
"... trabalho exemplar, rigoroso e original, sobre o pensamento crítico de Seyla Benhabib, mas que também se preocupa em estabelecer um diálogo crítico com a contemporaneidade, o que se torna especialmente importante devido a que velhas/novas práticas discursivas autoritárias têm ocupado espaços comunicativos recentes, ameaçando ainda mais as já frágeis estruturas do estado republicano".
Mariana Broems (UNESP)
Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico: reconhecimento ao trabalho das mulheres na filosofia.
Comments